PS/Açores considera que administração incompleta compromete funcionamento da Unidade de Saúde de Santa Maria

PS Açores - Há 4 horas

A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Joana Pombo Tavares questionou hoje o Governo Regional sobre a data prevista para a nomeação de um novo vogal executivo para o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria, alertando para a situação de fragilidade na gestão daquele órgão, uma vez que está por assegurar uma área crítica da gestão, designadamente ao nível do controlo da despesa, da contratualização e do planeamento de investimentos.

Segundo a socialista, na sequência da demissão da vogal executiva com funções na área financeira, ocorrida em outubro de 2025, alegadamente por não se rever em determinadas práticas e procedimentos no âmbito do Sistema Regional de Saúde, o Governo Regional ainda não procedeu à sua substituição, defendendo que o Executivo deve proceder, com carácter de urgência, à nomeação de um novo membro para o Conselho de Administração.

“A inexistência de um Conselho de Administração plenamente constituído compromete a capacidade de decisão estratégica da unidade, fragiliza a estabilidade interna e coloca em causa a previsibilidade da gestão, numa área tão sensível como a saúde, sublinhou Joana Pombo Tavares

Para a deputada, a Unidade de Saúde de Ilha desempenha “uma função absolutamente essencial na garantia do direito constitucional à proteção da saúde dos marienses”, num território marcado pela descontinuidade geográfica e que exige respostas rápidas, eficazes e devidamente planeadas.

“O que está em causa é a estabilidade da governação da Unidade de Saúde e a confiança dos profissionais e da população. Não é aceitável que o Governo deixe arrastar esta situação, mantendo um órgão de gestão incompleto numa ilha que já enfrenta desafios acrescidos pela sua condição geográfica”, afirma.

Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PS/Açores questionou o Governo sobre a data prevista para a nomeação de um novo vogal para o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, garantindo a sua composição plena e o regular funcionamento daquele órgão.

“Para o PS/Açores, a regularização urgente da composição do Conselho de Administração é indispensável para assegurar liderança estável, transparência na gestão e plena capacidade de resposta às necessidades da população de Santa Maria”, concluiu Joana Pombo Tavares.

 

Vila do Porto, 20 de fevereiro de 2026